Ontem dei por finalizado o processo de preenchimento do NMC Application Form e devo dizer-vos que aquilo é um bicho de sete cabeças para quem não está familiarizado com estas coisas.
Foram muitas as vezes que andei a pesquisar, a colocar questões em fóruns para obter resposta a perguntas que pareciam nunca ter resposta.
São precisos muitos documentos, traduções, certificações... uma quantidade de coisas sem fim. Por isso decidi fazer um post inteiramente sobre isso. Como devem imaginar, será um post muito longo.
Vou começar por vos falar em como pedir o application pack. Para isso basta apenas irem ao site do NMC, este aqui: https://forms.nmc-uk.org/Forms/eurequest
Depois, passado uma semana ou assim, recebem o formulário em vossa casa. É altura de abrir, ler o livrete que vem junto e começar a preencher.
Importante : Preencher tudo a caneta preta e em letras maiúsculas, ok? Vamos lá...
Este é o quadro onde especificam os documentos necessários. A verdade é que relativamente ao ser necessário o documento original + tradução eles são um pouco confusos por isso vou dizer-vos o que eu mandei.
Basicamente, enviei de todos os documentos uma cópia do original certificada e a respetiva tradução certificada. O importante é fotocopiarem os originais primeiro e só depois traduzir, depois levar tudo a certificar. No meu caso não foram precisas tantas etapas pois cá na Madeira, no Notário da Ponta do Sol, fazem tudo isso em simultâneo pelo maravilhoso preço de 100 euros, para os documentos que vou especificar.
Portanto:
- Diploma de Curso + Certificado - Cópia do Original Certificada + Tradução Certificada
- Certificado Internacional de Nascimento - Pedem na Loja do Cidadão, são 20€. Precisam apenas da cópia do original, certificada.
- Registo Criminal - Pedem também na Loja do Cidadão, no valor de 3,50€. Cópia do Original Certificada + Tradução Certificada.
- Passaporte - Novamente, na Loja do Cidadão, 65€. Precisam de enviar apenas a Cópia do Original Certificada.
- Carta de Bom Caráter da Ordem dos Enfermeiros - Eu pedi por telefone e quando ficou pronta, telefonaram-me a informar e fui lá buscá-la. Precisam da Cópia Certificada + Tradução Certificada.
- Cédula Profissional - como eu só a recebo dia 23, pedi a cédula provisória e enviei uma Cópia Certificada do Original + Tradução;
E se não estou em erro, acho que está tudo. Portanto, vamos a contas:
- Ao pedir todos os documentos necessários, excluindo o preço do Diploma + Certificado, gastei um total de 88,50€.
- Somando o que paguei para traduzir, um total de 188,53€. Mas aqui suponho que dependendo do local o valor das traduções + autenticação pode variar, muito.
Et voilá, temos os documentos. Passando ao preenchimento do formulário do NMC, mostro-vos isso em imagens para facilitar a coisa.
Nesta primeira parte é apenas assinalar onde mostra a imagem acima. Atenção que não tenho a certeza se a secção 5 é necessária preencher, eu preenchi-a pois não tinha mesmo a certeza mas pelo que vejo não haverá problema nenhum ao fazê-lo. De qualquer das formas em breve saberei se está errado ou não.
A minha interpretação disto é que uma vez que na Secção 4 diz que estamos aptos a nos registarmos se possuirmos um dos documentos enumerados no livrete que vem junto com o Application Pack (diploma e/ou certificado), paramos nessa secção e vamos à fase seguinte - mas eu não parei.
Portanto isso levou-me à Secção 9 (na imagem abaixo), em que refere, basicamente que:
Se não tivermos os documentos referidos acima (diploma e/ou certificado de curso), podemos nos registar se enviarmos juntamente com o formulário todas as cadeiras, horas e avaliação do Curso de Enfermagem.
Como eu tenho esses documentos, não tive que enviar nada disso. Por isso, digo: eu acho que é preciso preencher apenas até à secção 4.
Estas duas imagens que se seguem são apenas informação extra sobre a certificação dos documentos e pagamento do application fee. O Application fee tem um valor de 110 libras e é necessário pagar logo que se envie o formulário para o NMC. Pois eles só iniciam o processo se tivermos pago esse valor. Caso contrário, enviam tudo de volta a dizer que falta o pagamento application fee.
A parte que se segue é referente aos vossos dados pessoais. Vamos a isto...
Como podem ver na imagem acima, já vem parte do documento preenchido (nome, sobrenome, morada atual). O que têm para preencher é referente à vossa instituição de ensino. Por isso, na secção 2 "Professional education and training", colocam o nome da instituição e morada. Na parte em que diz "Initial Professional Qualification Obtained" eu coloquei General Nurse, mas também pode ser Nursing Degree - General Nurse. Abaixo disso colocam a data de início e fim de curso.
Ora bem, nesta parte de Declaration of Good Health, é a parte em que vocês assinam a declarar que estão de boa saúde e posteriormente um médico assina também. Como mostra a figura acima.
Como podem ver, o que assinou o meu foi um otorrinolaringologista. Uma amiga minha que vai pela equipa de recrutamento da Kate Cowhing perguntou a uma das suas colaboradoras se tinha que ser assinado por um médico de clínica geral ou podia ser qualquer um. Pelo que ela me disse pode ser por qualquer um por isso espero que não me "neguem" por causa disto..
Não se esqueçam que na assinatura do médico deverá ter, pelo menos, o carimbo. Nunca é demais pedir para colocar também a vinheta.
Esta parte já é referente à Ordem dos Enfermeiros. A parte em que fala do Supporting Declaration of Good Character, supostamente deveria de ser assinado pela OE. No entanto, eles teimam em não assinar e apenas emitem a Carta de Bom Caráter e é suficiente. Só que têm que referir no formulário que vai o documento anexado referente à Declaração de Bom Caráter. Como podem ver no meu está escrito o seguinte: "This Information is Attached - Please see the attached document (Ordem dos Enfermeiros Letter). E esta parte já está. Ufa...
Esta é apenas mais uma informação extra..
Esta é a parte em que pedem informação sobre experiência de trabalho e se verem bem a tabela que refere os documentos necessários, pedem lá uma referência do trabalho anterior. Eu como sou recém-licenciada, não tive que pedir nada disso. Mas tenho que referir no documento que nunca trabalhei. Portanto as orientações são para colocar "I have not worked as a nurse since I graduated".
Infelizmente esqueci-me de tirar fotografia à ultima folha do formulário. A parte em que tive mais dúvidas foi referente às informações a colocar da ordem dos enfermeiros em que estão registados. Tem lá uma parte em que pede "Part of Register" e eu não sabia o que isso era. Segungo as orientações da equipa de recrutamento da Kate Cowhing, pelos vistos temos que pôr Part 1 - General Nurse.
E já está. Depois é ir aos CTT e enviar todos os documentos. Não se esqueçam de guardar o vosso PRN (Pin Registration Number). Vão precisar dele agora, para pagar o application fee.
Depois de enviado o formulário, está na altura de pagar o application fee. Podem pagá-lo on-line, por transferência bancária e por cheque. A que dizem ser mais fácil (e eu concordo) é a on-line. Portanto, para isso vão a este site: https://www.onlinepayments.nmc-uk.org/ . Colocam todos os dados pedidos et voilá.
Poderá surgir um problema: têm cartão de débito e o Card Verification Number que lá pede não existe no vosso cartão. Pois, isso aconteceu-me. Então o que podem fazer é optar por uma das outras opções de pagamento. O que eu fiz foi criar um cartão virtual através do MBNet e resolveu a situação.
E acho que é tudo. Não me alongo sobre assuntos mais específicos como o MBNet mas são coisas que encontram facilmente na net ou, se quiserem, poderá ser assunto de outro post uma vez que serve também para compras online no Amazon, Ebay ou outros locais que possam fazer pagamentos com cartão de débito ou de crédito.
Então, com isto tudo, excluindo o preço da viagem e diploma + certificado, gastamos uma bonita quantia de aprox. 340€. Ufa...
Dou por terminado este longo post e espero sinceramente ter ajudado quem precisa. Qualquer dúvida disponham, por comentários ou através do e-mail do blog que está ali no cantinho. :)
Depois de enviado o formulário, está na altura de pagar o application fee. Podem pagá-lo on-line, por transferência bancária e por cheque. A que dizem ser mais fácil (e eu concordo) é a on-line. Portanto, para isso vão a este site: https://www.onlinepayments.nmc-uk.org/ . Colocam todos os dados pedidos et voilá.
Poderá surgir um problema: têm cartão de débito e o Card Verification Number que lá pede não existe no vosso cartão. Pois, isso aconteceu-me. Então o que podem fazer é optar por uma das outras opções de pagamento. O que eu fiz foi criar um cartão virtual através do MBNet e resolveu a situação.
E acho que é tudo. Não me alongo sobre assuntos mais específicos como o MBNet mas são coisas que encontram facilmente na net ou, se quiserem, poderá ser assunto de outro post uma vez que serve também para compras online no Amazon, Ebay ou outros locais que possam fazer pagamentos com cartão de débito ou de crédito.
Então, com isto tudo, excluindo o preço da viagem e diploma + certificado, gastamos uma bonita quantia de aprox. 340€. Ufa...
Dou por terminado este longo post e espero sinceramente ter ajudado quem precisa. Qualquer dúvida disponham, por comentários ou através do e-mail do blog que está ali no cantinho. :)
Para quem necessitar, aqui está uma boa explicação :)
ResponderEliminarWomens's Stuff
Boa noite, na section 4 penso que o médico não tem de assinar, essa secção não é só se tiver algum problema de saúde !?
ResponderEliminarO médico tem que assinar na secção abaixo da que diz que é preenchida pela OE, mas mesmo assim muito obrigado pelas imagens, se possível poderia me tirar esta dúvida.
Pedro Silva, o Médico tem que assinar essa secção pois é uma declaração de boa saúde que eles precisam. Por isso o médico tem que assinar a declarar que estás de boa saúde, que não tens nenhum problema que vá interferir com a tua vida profissional. Na altura tive a dúvida se teria que ser um médico generalista ou não. Mas como vês o meu foi assinado por um otorrinolaringologista e foi tudo aceite.
ResponderEliminarEu enviei assim como tenho aqui nas fotos, com os documentos que referi e fui aceite sem qualquer problema :)
Amora preta , sim o médico tem que assinar a declarar que estou bem de saúde, mas o que eu lhe estou a dizer é que no local onde ele assinou é só para preencher caso tenha tido algum problema de saúde, e que já está apta certo?
ResponderEliminarO local para o médico assinar é simplesmente na parte seguinte pela tradução dos papeis, mas se foi aceite ainda bem mas pela tradução penso que não é nessa secção, mas desde já muito obrigado.
Boa noite, Amora preta, na ultima parte onde disse que tinha dificuldades, na parte onde diz QUALIFICATION, temos que escrever a nota final do curso, ou a profissão que estamos a candidatar-nos??
ResponderEliminarBoa noite, Amora preta, na ultima parte onde disse que tinha dificuldades, na parte onde diz QUALIFICATION, temos que escrever a nota final do curso, ou a profissão que estamos a candidatar-nos??
ResponderEliminarPedro, se estás a falar daquela tabela em que tens que colocar o nome da tua escola, tu colocas como qualificação Enfermeiro Generalista (se é este o teu caso e que em inglês é General Nurse). Espero que esta seja a resposta à tua dúvida.
ResponderEliminarTenho uma dúvida em relação ao pagamento. Enviamos os papeis e esperamos por um email do NMC a acusar a recepção do processo e a pedir que proceda ao pagamento ou mal envie vou ao site que mencionaste?
ResponderEliminarJoana, logo que envias os documentos tens que pagar esse application fee que é para eles iniciarem o processo de inscrição, verificarem os teus documentos e isso tudo. Se não pagares, eles não iniciam o processo até que o faças.
ResponderEliminarDepois da inscrição estar feita e de te aceitarem, terás que pagar novamente £100 que é o que pagamos anualmente aqui no UK para nos mantermos registados no NMC. Espero ter esclarecido a tua dúvida *
Ah ok. Eu vou ao site para fazer o pagamento online e tem lá uma parte que diz NMC Pin. Ai colocamos o nosso PRN visto ainda não termos verdadeiramente o nosso Pin? Desculpa por tanta pergunta e obrigada por me ajudares :)**
ResponderEliminarBoa noite
ResponderEliminarDesculpa a incomodo mas a minha filha está a tratar de todos os papeis mas temos uma dúvida, as traduções podem ser feitas por qualquer professor de inglês? É que temos a tradução por uma professora e a cerificação por uma advogada. Ja perguntei a uma agência e dizem me que serve mas já várias pessoas me disseram que tem de ser tradutores fornecidos pelo Consulado Britânico. Só preciso confirmar isto para enviar a documentção pode me ajudar. Obrigada. Lurdes
Olá Anonimo.
ResponderEliminarNão é necessário ser traduzido por tradutores fornecidos pelo Consulado Britânico. Eu não tive nada disso e tenho meu registo feito!
O que interessa é estar certificada a traduçao a dizer como está igual ao documento original. E isso é feito por uma advogada como fizeste. Penso que não vão ter nenhum problema com isso! :)
Boa noite.
ResponderEliminarEstou a tratar da papelada para a minha filha e ao fazer o pagamento através de MBNet, o valor é em €. Como faço para converter para £? Obrigada
Tinamendes13, usa um conversor de moeda a ver as libras quanto dá em euros. Imagina que dá 125euros, fazes um cartão MBNet com um valor um pouco mais acima (tipo 140€) só para garantir que terás dinheiro suficiente e fazes o pagamento. Mesmo que tenhas mais que o valor necessário, o MBNet não te vai tirar o dinheiro todo. O que sobra vai novamente para a tua conta. Portanto podes fazer o pagamento em euros, eu fiz e não houve problema! Qualquer dúvida contacte-me.
ResponderEliminarGostei imenso deste post, muito claro e completo.
ResponderEliminarAproveito para informar que sou profissional independente de tradução e trabalho com advogados para as certificações e esse pack que refere custa apenas 70€ com as certificações incluídas.
Ana Ribeiro - http://transcritorio.blogs.sapo.pt/
transcritorio@gmail.com
Tlm: 914625103
Ola aconteceu me o meu medico de familia assinar em azul achas q há problema ?
ResponderEliminarOla o meu medico de familia assinou a parte dele a azul, achas q é problema ?
ResponderEliminarBoa tarde...
ResponderEliminarparabens pelo post.
tenho uma duvida que e a seguinte, acabei o curso agora mas so vou ter o certificado visto que o diploma ainda demora imenso. No entanto ja passei na entrevista e estou a tratar de tudo. O que gostaria de saber e se o certificado basta ou se eles exigem mesmo o diploma...
obrigado
Renato Matos
Boa tarde Anónimo. Se estás a falar do registo no NMC, eu penso que vão pedir-te o diploma.. Mas não tenho a certeza absoluta. Se falares com a equipa de recrutamento (se é o caso de estares a ser recrutado por uma) eles podem ajudar-te com essa questão. No meu caso eu mandei o diploma e correu tudo bem.
ResponderEliminarOlá!!
ResponderEliminarTenho algumas dúvidas acerca deste processo do NMC...isto realmente é difícil! Eu só tenho a Certidão de Registo, não pedi Diploma devido ao alto custo dele na minha faculdade. Haverá problema? A Certidão tem tudo, nome, data de nascimento, filiação, data de conclusão, curso e classificação final.
Sabe-me dizer o que é a Employment reference form e a Certificate of current professional status? Não consigo perceber se tenho de obter estes documentos e como possi fazer para os obter.
Última dúvida (já estou a abusar não?!), ainda não tenho a cédula profissional, só ma vão entregar em Setembro e não vou estar cá nessa altura, vou precisamente para o UK. Neste snetido, gostava de entregar a papelada toda lá e pagava a taxa e tudo... Acha que poderei pedir uma declaração à OE em como já estou inscrita, será que substitui a cédula?
Eu até agora creio que nem vi o pedido da cédula no Application Pack... É necessário?
A minha cabeça já dá nó! Agradeço imenso se me puder ajudar!
Cumps, Diana Costa
Olá Diana Costa, peço desculpa pela demora em responder. Não tenho vindo tão frequentemente ao blogue.
ResponderEliminarQuanto à questão se podes enviar a certidão de registo em vez do Diploma eu sinceramente não tenho a certeza. Como já referi num dos comentários, eu enviei o diploma. Na minha faculdade não era muito caro. O que aconselho a fazer é ligar ao NMC e colocar a questão. Tens o número de apoio no application form. Assim tens a certeza, é a melhor forma.
Relativamente ao employment reference form, isto só é necessário se já praticaste enfermagem, se já trabalhaste. Se é o caso, o teu empregador terá que escrever a tar "employment reference form". É uma carta de referência, basicamente.
E o "certificate of current professional status" se não me engano é, novamente o diploma ou certificado. Eu não enviei nenhum documento desses. Só enviei os documentos que enumerei no post. Se leres bem na tabela dos documentos que eles querem, quando eles se referem a esse certificado eles explicam que só querem saber quais as tuas qualificações por isso o diploma/certificado será suficiente.
Quanto à cédula profissional, não precisas de enviar a própria cédula. Vais à OE e explicas a tua situação e eles substituem-te a cédula com um documento do qual não me lembro o nome. E lá encontram-se todos os teus dados.
Espero ter ajudado! Se tiveres mais alguma dúvida é só comentar ou envia-me um e-mail para o mail do blogue - amoreoutrascoisasestranhas.blogspot.com
Muito boa sorte!!
Obrigada pela resposta :)
ResponderEliminarSó mais duas cosinhas... O médico só assinou a Section 4 e foi aceite? É só aí que tem de assinar?
Eu estava a pensar entregar pessoalmente toda a documentação, achas que vai haver problema?
Obrigada!
Cumps, Diana Costa
Antes de mais obrigado pela resposta a duvida anterior...
ResponderEliminartenho outra muito simples. Quando recebemos o application pack vem também um envelope, r nesse envelope que temos que enviar os documentos traduzidos e certificados assim como o application? E que aquilo parece me um pouco pequeno.
Cumprimentos
Renato Matos
Diana Costa, sim. O médico assinou só a Section 4 e foi aceite. É só aí que tem que assinar.
ResponderEliminarEu penso que não há problema em entregares pessoalmente. Mas tens que pagar ao entregares os documentos aquele application fee, para começarem a análise da tua aplicação ao NMC. Depois , se for aceite, terás novamente que pagar a anuidade do NMC
Renato Matos,
Sim, esse envelope é suposto ser para tu enviares os documentos traduzitos e certificados. E é sim muito pequeno! Eu não utilizei esse. Acho que até enviei num daqueles envelopes castanhos de tamanho A4. Usa o que te der mais jeito, o melhor para colocar todos os documentos. Esse que vem com o application pack não serve, mesmo!
Boa tarde,
ResponderEliminarQuando colocou os documentos no notário da ponta do sol para tirar asfofotocópias certificadas eles trataram também da tradução dos mesmos?
Obrigado,
João Alves
Olá João Alves. Antes de mais peço desculpa pela demora. Não tenho passado muito pelo blog por isso por vezes é mais fácil mandar-me e-mail. Provavelmente já deve saber a resposta neste momento ou arranjado outra alternativa para a tradução mas de qualquer das formas...
ResponderEliminarSim, no notário da ponta do sol eles traduzem os documentos e dão-nos uma cópia certificada :) fazem tudo lá e achei um preço bastante bom.
Boa tarde.
ResponderEliminarNa minha section 4 o medico assinou com caneta azul, será que vou ter algum problema com isso?
Obrigado
Ola!
ResponderEliminarSe nos enganarmos a escrever uma palavra, podemos rasurar ou temos de pedir outro application pack novamente?
Olá Amora, estou com dificuldades na section 5, podes ajudar-me pf? Obrigada :-)
ResponderEliminarOlá Amora, podes ajudar-me na section 5? Obrigada :-)
ResponderEliminarque ajuda precisas Sandra Vale?
ResponderEliminarObrigada