quinta-feira, 5 de julho de 2012

Deste estágio


Estou a apaixonar-me cada vez mais por Saúde Materna e Obstetrícia. São raros os dias em que não me encha de sorrisos. É um serviço muito feliz, cheio de vida, choros de bebés e pais cheios de brilho.
Aqui a enfermagem tem um papel muito bonito - como tem em outros sítios. 
Nós cuidamos da mãe, do bebé mas também damos "ferramentas" para fortalecerem os seus laços familiares e ensinamo-os a cuidarem muito bem de si e do seu rebento.
Acredito que as senhoras que ficam com alunos, especialmente neste serviço, beneficiam muito mais. Apesar da minha professora ser meia maluca (eu sei que é e muito), também sei que ela sabe imensas coisas e tem o que muitas enfermeiras naquele serviço não têm por excesso de trabalho: disponibilidade.
Nós temos disponibilidade para estarmos presentes durante todo o turno se quisermos, porque só estamos a cuidar dessa pessoa e daquele bebé. Não temos mais com que se preocupar. (enquanto uma enfermeira tem 5 utentes à sua responsabilidade - e juntando os bebés, já lá vão 10).
E é especialmente por esta razão que as mães que estão a cuidado de alunos podem sair de lá muito mais ricas se os alunos tiverem vontade de trabalhar e se as mães tiverem disponibilidade para aprender.
O nascimento de um bebé é (quase) sempre algo de bom na vida das pessoas e por isso leva-as inicialmente a um mundo de sonho e encanto que pode fazer com que, nos primeiros dias, não estejam tão disponíveis para ouvir o que temos a dizer. 
Ser enfermeiro é também perceber se é a altura adequada para transmitir certas informações. É saber dar espaço mas também mostrar-se disponível para qualquer situação, a qualquer hora.
Eu estou a adorar a minha passagem por este serviço e cheira-me que se tudo correr como esperado, Saúde Materna e Obstetrícia poderá ser a minha escolha para o futuro (mas vou preferir trabalhar no serviço de puérperas ou sala de partos do que propriamente no internamento de grávidas. Aqui tem muito mais que se lhe diga).
Hoje faço tarde e sem contar com este turno faltam apenas mais 3 turnos para terminar o estágio no Serviço de Puérperas passando depois para o Centro de Saúde. Este ano está quase, quase a terminar! :)

Um dia venho cá falar-vos da minha experiência quando assisti a um parto eutócico (ou seja, normal. Via vaginal).

1 comentário:

 
{ Blog design by Tasnim }