domingo, 16 de novembro de 2014

Cozinha Fácil e Feliz #1 - Lasanha à moda d'Amora

Isto de passar a ter que fazer a comida sozinha, sem ajuda da mãezinha, tem muito que se lhe diga.
Eu sempre cozinhei cá em casa desde, sei lá, os meus 14 anos? Mas foi sempre o básico. Arroz, massa, bifes, costeletas e frango. E servia para desenrascar quando a minha mãe estava a trabalhar.
Mas quando se cozinha todos os dias (com algumas excepções quando o namorado ajuda e dá-me uma folga da cozinha), sente-se aquela necessidade de variar porque até na comida, sempre o mesmo enjoa.
Portanto, passei a inventar na cozinha e a perceber que se jogar um monte de ingredientes numa panela até sai dali uma coisa gira.
E foi assim com a lasanha, de atum ou carne moída. Mas tenho que dizer que a de atum é a minha preferida. Daí que decidi partilhar a minha receita com vocês. Provavelmente muitos de vocês fazem igual, ou não.
Esta receita não saiu de nenhum livro de receitas famoso mas bem podia, porque é bem saborosa!
Agora vamos lá parar com a tagarelice e passar à receita em si.

Ingredientes:

- Massa para lasanha (pré-cozida, neste caso)
- Molho bolonhesa (podem também usar massa de tomate se preferirem)
- Azeite
- 1 Cerveja (nem a vão usar toda, provavelmente só 1/4)
- Atum enlatado (o número de latas depende da quantidade que querem fazer - eu uso 4 latas de atum e dá no total para 4 pessoas)
- Pimentões picados q.b
- Tomates picados q.b
- 1 cebola picada
- Azeitonas picadas q.b
- Espinafres q.b (para quem gosta)
- Queijo ralado q.b

Agora só precisam de preparar uma panela com um pouco de azeite para fazer o refogado. Azeite suficiente para cobrir o fundo do tacho. Depois, é começar a deitar os ingredientes lá para dentro.
Comecem pela cebola e tomates e deixem refogar até a cebola estar no ponto (transparente, estão a ver?). Depois podem deitar os pimentões e as azeitonas, juntando a isso umas 4 colheres de sopa de molho bolonhesa.
Nesta altura deverão ter algo deste género:

Bonito, hum? Cheio de cores, até pareço uma Chef!
Podem deixar a refogar durante mais uns 3 minutos e depois é altura de juntar os espinafres.



Envolver os espinafres com os restantes ingredientes até ficarem mais escuros e, molinhos vá. Gostam dos meus termos técnicos?


Neste momento chegou a altura de juntar o atum enlatado.



Envolver, novamente, o atum com os restantes ingredientes. Deixar durante uns 3 minutos e juntar a cerveja a gosto. Isto é para fazer o molho, portanto deverão ter quantidade suficiente para que a lasanha fique suculenta e não seca. Com esta receita é tudo feito muito a olho e nada de medidas certas.
Depois de deitarem a cerveja, se quiserem e acharem necessário, podem adicionar mais um pouco de molho bolonhesa.
Após isto é apenas deixar ao lume durante uns 8 a 10 minutos a tomar gosto como diz a minha avó.


Nesta altura está na hora de dar forma à lasanha. Por isso, agarrem lá na travessa e comecem!
Primeiro devem colocar um pouco do molho no fundo da travessa para que a primeira camada de massa não pegue. Depois é ir alternando entre a massa e a mistura de ingredientes até a lasanha ter a espessura pretendida.


Quando a lasanha estiver a vosso agrado, é cobrir com o restante dos ingredientes e se quiserem ser gordurosas como eu podem adicionar um pouco de natas no topo e borrifar com um pouco de queijo ralado. Eu não tinha queijo ralado mas improvisei et voilá!


Agora é só colocar no forno de acordo com as indicações da massa para lasanha e esperar que a magia aconteça.

Aqui já tinha as natas... gordurosa que eu sou!
Quando estiver no ponto, é retirar no forno e preparar para servir. Podem servir com uma salada a acompanhar, que sabe muito bem. Eu , por vezes, ainda deito um bocadinho de pimenta preta por cima da lasanha. Mas isso já é a gosto de cada um!

Um conselho da amiga Amora: enquanto estiver no forno não se distraiam muito, se não as bordas queimam e não há fotografia do produto final para colocar no blogue.
Mas fica muito gostosa, garanto-vos! 

Ah, e nada de adicionar sal. Não é necessário nesta receita.

Espero que tentem e gostem. Depois de experimentarem venham cá dizer o que acharam desta receita rápida e (quase) saudável.

xx Amora.

1 comentário:

 
{ Blog design by Tasnim }