segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O tempo passa e...

perdemo-nos. 
Custa-me, por vezes, ver ao que chegamos no (quase) fim da nossa vida.
Hoje fui visitar uma pessoa ao hospital e no mesmo quarto estavam mais duas senhoras muito idosas, pelo menos aparentemente.
A minha profissão tem muito disto: lidar com o fim de vida. Para mim é a tarefa mais difícil de todas. Não só por lidar com o fim de vida de uma pessoa, relacionar-me com ela e com a sua família, mas também porque faz-me pensar em mim e nos meus.
Será que algum dia hei-de chegar aquele ponto, em que fico toda anquilosada, apenas olho e não respondo, aquele estado em que não sabem se estou a olhar e a compreender, ou a penas a olhar no vazio?
Será que os meus pais vão ficar nesse estado, serei eu capaz de lidar com isso?
Acho tão difícil lidar com estas situações. 
Pergunto-me muitas vezes qual será o pensamento ou sentimento dos familiares próximos, dos filhos, netos, aquando o primeiro internamento da sua mãe, avó. Será medo, tristeza, preocupação? Eu acho que provavelmente é uma mistura de todos estes e muitos outros mais.

Hoje, enquanto estava aparentemente calma e pouco faladora na enfermaria, vieram-me todos estes pensamentos à minha cabeça.
Por vezes pergunto-me que sentido terá a nossa vida para ter um fim assim, por vezes triste e desagradável. Depois facilmente apercebo-me que, provavelmente, se aproveitarmos a vida ao máximo, seguirmos os nossos sonhos, lutarmos pelo impossível, chegaremos ao fim realizados e pouco importa como ficamos. Basta termos vivido a nossa vida ao máximo e não termos deixado nada para trás a não ser aqueles que fazem parte do nosso coração, do nosso sangue, da nossa vida. As nossas sementes
Mas esses, possivelmente, estarão muito bem encaminhados se tivermos feito um bom trabalho.

2 comentários:

  1. Meu maior medo é presenciar ao esvair da vida daqueles que me são próximos.

    ResponderEliminar
  2. Tão triste ter de lidar assim com a morte. Acredito que seja uma questão de hábito, mas é aflitivo.

    ResponderEliminar

 
{ Blog design by Tasnim }