quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O tão esperado telefonema!

E não é que ontem, pouco depois de ter escrito o post anterior, recebi o tal telefonema? Parece-me que devia ter feito o post mais cedo! :)
O namorado recebeu o telefonema primeiro e já nessa altura fiquei nervosa (provavelmente muito mais nervosa do que ele). Ele desenrascou-se muito, muito bem e poucos minutos depois, foi a minha vez.
Vejo aquele número gigante no meu telemóvel e parece que tudo vira cá dentro. Lá atendi.
Falei com uma senhora chamada Sally, muito acessível mesmo. Tem um sotaque daqueles, mesmo à inglesa, e isso por vezes complicava um pouco. Mas a senhora fala sempre devagar para conseguirmos perceber.
Seguiu-se uns minutos do que eu chamo "conversa de café", em que ela perguntou porque é que quis seguir enfermagem, porque é que lhes enviei o meu Currículum Vitae e até elogiou o meu inglês (aqui fiquei muito satisfeita).
Depois de tudo isto, vem a parte mais complicada. Pelo que me apercebi, quer pela minha experiência e do meu namorado, e da experiência de outros colegas que já passaram por esta pré-seleção telefónica, a partir do momento que eles vêm que temos um bom nível de inglês, passam logo a uma pergunta teórica, colocando-nos um caso ou algo parecido ao qual temos que responder corretamente.
Então, ao meu namorado, perguntaram quais os 5 C's da medicação. Isto é uma pergunta muito fácil, mas quando tem nervosismo à mistura, esquecemos sempre de uma ou de outra. Com calma ele lá conseguiu responder (paciente correto, medicamento correto, dose correta, hora correta e via de administração correta). Pronto, ele já estava e chegou à minha vez.
A minha pergunta, na altura, não me pareceu assim tão simples. Perguntou-me que cuidados teria que ter num utente com tração óssea. Eu fiquei sem palavras. Bloqueei completamente. Naquela altura, nervosa como estava, não sabia nada. Fui sincera com ela: o meu curso não insiste muito nessa teoria por ser mais específico e que tinha passado apenas dois dias de observação no serviço de ortopedia. Ela compreendeu, deu-me um tempo para pensar e como via que não me saia nada, ela disse: tem calma, e se pensares na circulação sanguínea? - e aqui fez-se luz!
Comecei a dizer tudo o que sabia e que me lembrava. Et voilá, esta já está!
Dado a minha insegurança nesta primeira questão, ela colocou-me outra (malandreca, não é?). E desta vez foi: o que farias se tivesses administrado a medicação errada? E esta para mim foi muito fácil. Lá lhe disse o que teria de fazer e ela respondeu "That's perfect Lisa!". Fiquei muito contente e respirei de alívio, na esperança que as perguntas tivessem terminado... e tinham terminado!
Depois e mais uns minutos de "conversa de café", terminamos o telefonema com ela a dizer-me que iria mandar-me um e-mail com toda a informação sobre a próxima entrevista, onde seria, a hora e que documentos ia precisar de levar.

E assim foi, passei à próxima fase. A próxima fase que, pelo que tenho visto, será um pouco mais complicada mas que se faz com esforço e muita preparação. Tenho mais ou menos um mês de preparação para poder dar o meu melhor. Depois conto-vos como foi.

Para quem tiver alguma dúvida ou queira saber mais algum pormenor, enviem-me e-mail ou dêem sugestão para um post. Terei todo o gosto em ajudar :)

2 comentários:

 
{ Blog design by Tasnim }