terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Do Futuro: Emigrar

Planear o nosso futuro com tanta antecedência é assustador mas necessário.
O estado em que este país se encontra (que não é novidade para ninguém) obriga-nos a emigrar. 
Faltam-me cerca de 6 meses para terminar a minha licenciatura. 
Licenciatura essa que não me garante trabalho cá, como muitas outras.
Se quero um bom futuro, se não quero ficar em stand by por tempo indeterminado, a minha solução é emigrar.
Ainda hoje falei com um antigo professor que disse-me apenas "agora, quem consegue trabalho logo que acaba o seu curso são os médicos. Só os médicos. Tenho muitos colegas meus (farmacêuticos) a sair daqui para arranjar trabalho".
O que eu digo quanto a isto : feliz daquele que não tem que passar por esta situação. Feliz daquele que, se lhe apetece visitar os pais, tem apenas 10/15min de carro a separá-los.
Tenho 21 anos e em todo o tempo que sonhei com o meu futuro, nunca imaginei que tivesse de ficar tão longe da minha família e é isso que dói. É isso que custa. É isso que nos deixa num impasse.
Ficar longe dos meus é deixar grande parte do meu coração aqui e ir para o destino com um peso nas costas: o peso da insatisfação, da tristeza, da raiva que toda esta situação traz.
Acredito que trabalhar noutro país é uma excelente oportunidade, pagam-nos o que merecemos, somos reconhecidos, exigem ainda mais de nós e investem na nossa formação e evolução profissional. Tudo isto é muito bom, eu sei.
É conhecer outros locais, outras pessoas, ter diferentes recursos, novas oportunidades. É um mundo.
Mas enquanto eu poderei ir para um mundo desses, deixo outro meu mundo aqui.
Dizem-me: "Não sofras por antecipação" mas é fácil falar, como sempre.
O que me vale nisto tudo é, sem qualquer das dúvidas, ter o meu namorado que vai acompanhar-me em todos estes momentos porque ele também está na mesma situação (como muitas outras pessoas) e ter os meus pais e irmão a apoiarem-me, constantemente. A fazerem-me ver o lado bom da situação, a animarem-me e a dizer "nós depois vamos lá, não fica assim tão longe!".

Tudo isto porque o meu futuro está cada vez menos incerto. Se tudo correr bem, para Outubro vou a caminho da Inglaterra. Eu e muitos outros. É a nossa triste realidade.

5 comentários:

  1. Todos nós em momentos pensamos isso porque o "futuro risonho" no nosso pais já deixou de ser concretizavel !

    ResponderEliminar
  2. Os dois juntos são mais fortes... vais conseguir, não tenhas medo.

    ResponderEliminar
  3. Então pensa ao contrário, pensa que se calhar há males que vêem por bem. Não digo que seja fácil, mas o que não nos mata torna-nos mais fortes! BOA SORTE!

    ResponderEliminar
  4. Não vai ser fácil, mas vocês conseguem. Também comecei a sofrer por antecipação e custa muito, mas depois de vir os dias ficam mais fáceis.
    E acredita que irem juntos ajuda e muito.

    ResponderEliminar

 
{ Blog design by Tasnim }