segunda-feira, 2 de maio de 2011

Coisas que me fascinam (9)

Enfermagem. 

Estou a estagiar num serviço de medicinas desde Abril mas este mês ando mais em estágio de observação por outros serviços.
Hoje regressei ao estágio depois de duas semanas de férias: Cardiologia.
Pela primeira vez estive em contacto com uma pessoa surda-muda, conseguia ler-nos os lábios e era assim que comunicavamos. Pediu-me água ("falando sem som..") e após ter-lhe dado, olhou-me e sorriu como forma de agradecimento. A verdade é que o seu sorriso brilhava, sei lá porque razão, mas foi aquele sorriso que fez o meu dia.
Quando um enfermeiro entra na enfermaria, quando ele é bom no que faz e/ou fá-lo por gosto, a sala ilumina-se. Os utentes ficam todos felizes por vê-lo, brincam, ficam bem dispostos, "esquecem" a doença. Dois dedos de conversa podem fazer "esquecer" a dor, pôr de lado a tristeza e fazê-los sentirem-se bem nem que seja por pouco tempo.
Eu vejo isso, dou valor e são estas pequenas grandes coisas que fazem com que ame cada vez mais ser (quase) enfermeira.
A verdade é que nem todos dão valor a esta linda profissão, tanto os que estão fora dela como os que nela/com ela estão. Vêm esta arte de cuidar como "limpar rabos", "dar banhos" e fazer outras coisas que "eu também conseguia fazer" esquecendo-se de tudo o resto, tudo o que tem importância e que só quem, infelizmente, está doente/internado dá o valor.

1 comentário:

  1. Sem dúvida! Aliás, foi o que eu retirei quando fui voluntária na ala pediátrica do IPO do Porto. Foi uma grande lição de vida para mim!
    Beijinhos,
    Sofia

    ResponderEliminar

 
{ Blog design by Tasnim }